5 erros de Investidores Iniciantes

Fala Investidores! Cada vez mais Ricos?

Em outro artigo eu falei sobre os 5 Motivos que te impedem de Investir!, e agora, quero falar sobre o 5 erros mais comuns que eu observo em investidores iniciantes.

Estes erros não estão em qualquer tipo de ordem de importância, mas muitos se convergem e ao final você entenderá que todos eles são causados por um único motivo.

Querer enriquecer rápido

Eu já falei diversas vezes, um dos erros de quem quer começar a investir é deixar a ganância falar mais alto que a razão.

Pense o seguinte:

Diante destes fatos não é raro ouvir algo como:

  • “Mas é muito pouco”;
  • “Com esta rentabilidade vou levar muito tempo para atingir minha Liberdade Financeira”;
  • “Prefiro um investimento que me falaram que rende 1% ao dia”.

É dentre essas e outras, que muitos acabam buscando por investimentos “milagrosos”, que lhe renderão N vezes mais, mas que na verdade, na maioria das vezes, lhe farão perder boa parte, senão todo seu patrimônio investido.

É melhor querer enriquecer devagar e sempre, do que querer enriquecer rápido e nunca.

Sabe como você evita este erro? Estudo!

Investir por influência

Você começa a observar e se deparar com aquele seu amigo, aquele seu parente, aquele grupo de investidores no Whatsapp ou no Telegram e vê as mais diversas situações:

  • Seu amigo largando a poupança e dizendo que agora investe em ações;
  • Seu parente vendendo casa e alegando que investir o patrimônio e morar de aluguel é melhor;
  • Aquele grupo de investidores falando de uma Ação que subiu mais de 200%;
  • Aquele site falando de uma ação promissora para os próximos meses.

Todos ganhando dinheiro e você de fora. Meramente por influência, você nem balbucia e se questiona: “vou ficar de fora dessa?”.

Neste momento, sem mais nem menos você começa a investir em ativos que você se quer conhece, mas que alguém disse que era bom. Pouco tempo depois você vê aquele seu patrimônio investido cair 50%, 60%, 70%.

Esse efeito de investimentos por influência pode ser chamado também de Efeito Manada, é extremamente comum e é um dos principais causadores de perdas financeiras na Bolsa de Valores. Muitos investidores iniciantes (e alguns nem tão iniciantes) decidem investir em um determinado ativo exatamente quando o mercado está eufórico, nas máximas, onde tudo se valoriza, justo naquele momento em que só se fala disso nas rodas de amigos.

Infelizmente, esse mesmo investidor, que entrou meramente por influência, decide deixar de investir quando vê seu patrimônio derretendo alguns muitos % e sai falando que investir é igual Cassino.

Sabe como você evita este erro? Da mesma forma como o erro anterior: Estudando, se aprofundando e se enriquecendo também de conhecimento!

Achar que existe um Melhor Investimento

Não foi nem uma, nem duas e nem três vezes, é algo quase diário receber questionamentos como:

O investidor iniciante precisa entender que, investir para uma viagem é completamente diferente do que investir para sua aposentadoria e que por sua vez é completamente diferente do que investir com objetivo de saques rápidos (reserva de emergência).

  • Como você pode querer investir tudo em Ações se pode precisar do dinheiro no mês próximo?
  • Como vai investir tudo em um único setor da Bolsa de Valores sem conseguir se antever a qualquer tipo de problema no setor?
  • Etc.

Não existe um Melhor Investimento, mas aquele investimento que pode ser mais adequado para seus objetivos.

Nos artigosTesouro direto Prefixado e IPCA+ e a Marcação a Mercado” e “Como compor uma Carteira de Investimentos” eu falo sobre estes problemas de confiar no “Melhor Investimento” quando não se sabe quais são seus objetivos.

Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.

E novamente, sabe como se evita este erro? Estudo!

Excesso de Autoconfiança

Você começa a investir, pega um mercado em Bull Market (ascensão), e ao fim do primeiro ano você bate no peito e diz para todo mundo que seu investimento se valorizou 30% em um ano, muito acima do mercado, muito acima das médias de grandes investidores.

E nesse processo o investidor iniciante corre o risco de ir se arriscando cada vez mais, apostando cada vez mais fichas até que um único erro o faz perder tudo. É claramente o efeito da ganância falando mais alto que a razão. O desejo de ganhar mais a todo custo nos cega.

A crise, ou um movimento abrupto no mercado chega e você entrega toda aquela sua rentabilidade, isso quando não se expõem de forma ainda mais equivocada e ainda sai no “prejuízo”.

Nunca vá tão fundo ao mar se não souber nadar, prefira o raso.

Sabe como se evita isso? Estudo!

Não diversificar

Quem pula ou já pulou de paraquedas sabe que existe uma redundância onde, se o paraquedas principal falhar você tem um paraquedas reserva, isso para lhe dar uma maior segurança.

Um erro muito comum de quem está começando é não querer ou não buscar uma diversificação, então, pouco tempo depois se dão conta que crises e grandes estresses de mercado acontecem, e que estes eventos causam grandes desvalorizações de curto prazo no patrimônio investido.

No artigo “Diversificação de Carteira de Ações” eu falo a respeito da importância e demonstro alguns critérios que eu usei no início da montagem da minha carteira.

E advinha, sabe como evitar este erro? Estudando!

A convergência

Então, recapituralando:

  • Querer enriquecer rápido;
  • Investir por influência;
  • Achar que existe um Melhor Investimento;
  • Excesso de Autoconfiança;
  • Não diversificar;

Esses são alguns, mas o que é mais importante aqui, você notou que todos os pontos listados se convergem a dois pontos centrais?

  • Falta de Estudo;
  • Ganância;

Não adianta, querer investir sem estudar é o mesmo que pilotar uma moto sem saber como guiá-la, uma hora ou outra você irá cair. Você não precisa ser o mais assíduo estudioso, mas busque minimamente informações:

  • Em que você está investindo;
  • Quais os riscos envolvidos e como minimizá-los;
  • Tirando o viés único e exclusivamente do dinheiro. Qual é o objetivo real daquele investimento para você? É para uma viagem, para sua aposentadoria, para ter uma reserva de emergência?
  • Aquele investimento é minimamente regulado (legal)?

E o que estudar? Leia livros, eles são extremamente esclarecedores e ricos de informações, eu já dei alguns exemplos em outros vídeos, mas deixo aqui alguns:

  • Pai Rico, Pai Pobre – Livro por Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter
  • Os Segredos da Mente Milionária – Livro por T. Harv Eker
  • Investindo em Ações no Longo Prazo: O Guia Indispensável do Investidor do Mercado Financeiro – Livro por de Siegel, Jeremy

Se não gosta e não quer ler, então compre cursos, podem ser de grande ajuda. Aqui no SaldoZero temos dois cursos que tenho certeza que irão lhe ajudar muito nesse início.

Não quer ler, não quer comprar curso? Assista a vídeos relacionados no Youbube, meu conteúdo é praticamente todo gratuito, assim como muitos outros canais de educação financeira.

Mas não evite de estudar! E tenha certeza, quanto mais você estudar, mais controle sobre sua ganância você terá, porque cuidado, ela pode te cegar, e como eu gosto de dizer: “Antes de pensar em ganhar, pense em não perder. Proteja-se sempre!

Por fim, sou Paulo Boniatti, aquele abraço e tchau!

Escritor, autor do livro Montando uma Carteira de Investimentos Inteligente. Paulo Boniatti é pós-graduado em Gestão em Mercado Financeiro pela FAE Business School. Especialista em investimentos e adepto da filosofia do antifrágil, tem como principal característica a maneira simples e descomplicada de explicar o mercado financeiro. Além de youtuber e criador do canal SaldoZero, é também gestor do Clube de Investimentos Opportuna CI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *