Braiscompany: não foi a primeira e tampouco será a última. Mais uma pirâmide se revela.

Nas últimas semanas, a notícia de que a Braiscompany foi revelada como uma suposta pirâmide, tomou as manchetes de diversos jornais.

Infelizmente este tipo de matéria só toma a devida proporção quando o escândalo é revelado e o caos instaurado, apesar deste tipo de negócio se revelar inviável desde a sua concepção.

No SaldoZero, por mais de uma vez falei sobre pirâmides. Em 2021 e 2022, desenvolvi artigos e vídeos sobre o tema.

E o que me surpreende é que, apesar destes conteúdos, ainda há quem os leia ou os assista e ainda caia neste tipo de fraude. É o tipo de ganância que cega, ou melhor dizendo: que destrói uma vida e uma família.

Portanto, hoje quero relembrar o que faz de uma empresa ser considerada pirâmide.

Esteja com a mente aberta, se não salvar sua vida por não ser o caso, pode salvar a vida de alguém próximo.

Meu nome é Paulo Boniatti e seja muito bem-vindo ao Sabbius.

Direto ao ponto

Nos dois primeiros artigos sobre o tema eu aprofundei fatos históricos e grandes escândalos piramidais. Mas hoje serei extremamente objetivo para que você não perca um segundo a mais sequer.

Como acontece o golpe?

De maneira geral, estas empresas piramidais, tendem a seguir um modo de operação comum:

  1. Surgem, de repente, oferecendo um produto ou serviço revolucionário;
  2. Os primeiros membros recebem retornos impressionantes, acima da média;
  3. Estes membros acabam sendo os principais porta-vozes da empresa;
  4. Por um período de tempo todos recebem o que foi prometido;
  5. As pessoas ganham confiança e colocam mais dinheiro;
  6. Empresa começa a passar por “dificuldades”;
  7. Os pagamentos começam a atrasar;
  8. Empresa se revela pirâmide e some do mapa.

A Braiscompany seguiu o by the book e ao que parece, está entre o ponto 7 e o 8, infelizmente.

Como intitulei o artigo, não foi a primeira e tampouco será a última.

Como identificar uma possível pirâmide financeira?

São 3 os pontos básicos que você precisa ficar atento.

Retornos milagrosos

Se a empresa lhe oferecer mais do que 1,5% ao mês ou 20% ao ano de rentabilidade, fique alerta, pode estar diante de uma pirâmide.

Posso afirmar isso uma vez que, o maior investidor de todos os tempos, com mais de 90 anos de mercado e 80 anos de mercado, Warren Buffett, tem uma rentabilidade média histórica de 19,75% ao ano ou 1,51% ao mês.

Ou seja, sem duvidar da capacidade de um indivíduo, mas sabendo destes números e acreditar que um novo alguém conseguirá cumprir com rentabilidades superiores, é uma tremenda ingenuidade.

Retornos garantidos

Ligado ao ponto anterior, e supondo que algum suposto gênio tenha a estratégia perfeita de gerar retornos altíssimos — o que já sabemos não ser possível —, caso lhe prometam um retorno garantido, fique de fora.

Só para que você tenha ideia, para alguém lhe garantir um retorno, deveria estar o fazendo caso estivesse investindo o seu capital em algo extremamente seguro e perene, o que não é o caso.

Atualmente, investimentos de baixo risco, como um Tesouro Selic vão ficar perto de 13,75% ao ano ou, um pouco mais, no caso de CDBs de bancos menores.

Mas retornos altos como os que são prometidos envolveriam investimentos de muito mais alto risco. E como todo investimento de risco, nada pode ser garantido.

Geralmente este tipo de empresa tenta vender a ideia do investimento em criptomoedas ou em algum produto ou serviço inovador. Pura estória ilusória.

Falta de registro na CVM

Somente com os dois pontos acima você já terá condições de salvar sua pele frente a uma pirâmide. Mas, se quiser ir um pouco além, pode também consultar o registro da instituição em órgãos supervisores, como a CVM por exemplo.

Por meio do site https://sistemas.cvm.gov.br/?CadGeral você pode consultar se há registro de uma determinada empresa a operar no mercado. Se não há, por que arriscar?

Considerações finais

Simples e objetivo. Apontei 3 características que vão ajudar você a não cair neste tipo de golpe. E não se surpreenda, apesar disso tudo, as pessoas ainda vão dizer:

  • Que a plataforma é segura.
  • Que estão recebendo, e;
  • Que confiam e que recomendam.

Lembre-se que isto é característica de início de pirâmides. Mas vão sumir quando o circo subir suas tendas e sumir no mundo.

Início de pirâmide

Início de pirâmide

Fim de pirâmide

Fim de pirâmide

Por fim, colocar o dinheiro para trabalhar e nos gerar riquezas é uma atitude que temos que ter o quanto antes, mas da maneira correta.

Se você quer aprender como, convido você a conhecer o meu curso Do SaldoZero à Liberdade Financeira assim como meu livro Montando uma Carteira de Investimentos Inteligente, ambos irão ensinar você a como investir de verdade e do jeito certo, do básico ao avançado.

Por fim, não deixe de compartilhar este conteúdo. É preciso que combatamos este tipo de golpe.

Sucesso e prosperidade,

Paulo Boniatti

Escritor, autor do livro Montando uma Carteira de Investimentos Inteligente. Paulo Boniatti é pós-graduado em Gestão em Mercado Financeiro pela FAE Business School. Especialista em investimentos e adepto da filosofia do antifrágil, tem como principal característica a maneira simples e descomplicada de explicar o mercado financeiro. Além de youtuber e criador do canal SaldoZero, é também gestor do Clube de Investimentos Opportuna CI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *