Tesouro Direto e porquê investir em Títulos Públicos?

Fala Investidores! Tudo bem com vocês? Cada vez mais Ricos?

Neste artigo eu vou falar sobre o Tesouro Direto e sobre seus Tipos de Títulos, como investir nestes ativos e principalmente sua importância dentro de uma carteira de investimentos.

Para muita gente este é o pontapé inicial para quem quer sair da Poupança e iniciar definitivamente no mundo dos investimentos.

Antes de continuarmos, deixe abrir um parênteses, nesta última quinta-feira da data da postagem deste artigo tivemos o Coronaday que derrubou a Bolsa de Valores em 7% em um único dia! Então este texto também é para quem acredita que os títulos de tesouro “rendem pouco”.

O que é o Tesouro Direto?

É um programa criado pelo Tesouro Nacional que permite que pessoas físicas comprem papeis do governo.

Em outras palavras, você está emprestando dinheiro ao Governo em troca de Títulos Públicos, no futuro você estará recebendo seu dinheiro acrescido de juros.

Antes de tudo, te convido a refletir uma questão que sou constantemente indagado.

Mas eu não confio no Governo, quem me garante que o Governo irá me pagar?

Vou te contar outro segredo, os maiores Credores (aqueles que detém dívidas de alguém) deste tipo de investimento, são os próprios Bancos. O que quero dizer é que, quem mais tem Título Público em suas carteiras de investimentos são os Bancos.

Então, para você que é Poupantista te digo, se o Governo não pagar sua Dívida Pública, pode ter certeza que seu Banco também terá extremas dificuldades para honrar com sua Poupança.

Atualmente o Tesouro Direto é considerado o investimento de maior segurança em todo nosso portfólio de investimentos e rentabiliza montantes superiores a própria poupança.

Tipos de Títulos do Tesouro Direto?

Dentro das modalidades de Tesouro Direto, temos 3:

Tesouro SelicTesouro Pré-FixadoTesouro IPCA
Ideal ParaCurto Prazo
Reserva de Emergência
Reserva de Oportunidade
Médio Prazo
Aquisições de bens a médio prazo
Médio / Longo Prazo
Aposentadoria
Quanto Rentabiliza100% da SelicGeralmente de 1% a 2% acima da Selic (consulte o Site do Tesouro Direto)Geralmente é o IPCA + 2% a 4% (consulte o Site do Tesouro Direto)
Forma de RentabilizaçãoDiáriaDiáriaDiária
LiquidezD+1D+1D+1
Risco Seu valor contratado só é garantido no seu vencimento, e, portanto, sofre variações de preço diariamente. Caso haja necessidade de resgate antecipado você pode acabar resgatando um valor abaixo ao que foi investido.Seu valor contratado só é garantido no seu vencimento, e, portanto, sofre variações de preço diariamente. Caso haja necessidade de resgate antecipado você pode acabar resgatando um valor abaixo ao que foi investido.
Não é indicado paraQuem espera rentabilidades acima da Selic.Quem pode necessitar de resgate antes do seu vencimento.Quem pode necessitar de resgate antes do seu vencimento.

Por quê investir nos Títulos do Tesouro?

Cada vez que converso com alguém sobre tesouro direto ouço a famosa frase, “Ah, mas ouvi dizer que a Taxa Selic está muito baixa, que não vale mais a pena investir em renda fixa e blá blá blá”.

Não tenho melhor momento para dar um grande exemplo desta importância que senão o Coronaday desta última quinta-feira.

Foram 7% de queda da Bolsa, houveram empresas que cairam mais de 14% em um único dia!

Aí te faço as seguintes perguntas:

  • Se você tivesse deixado o dinheiro da sua viagem 100% investido em Bolsa e visse seu patrimônio reservado cair 7%, como ficaria sua viagem?
  • E se fosse com o dinheiro da escola do seu filho?
  • E se fosse sua reserva para a aposentadoria?

Então para que serve os títulos do tesouro? Servem para te proteger! Simples assim.

Hoje eu reservo 30% do meu patrimônio em caixa, quando digo caixa é Tesouro Selic e simples assim.

Gosto de dizer que antes de você pensar em ganhar, pense em não perder. Então primeiro se proteja com os títulos do governo e posteriormente vá se dando ao luxo de poder arriscar partes pequenas em ativos de maior risco como Bolsa por exemplo.

Então meu querido, bora sair da poupança e começar a investir, os títulos do Tesouro Direto são uma ótima porta de entrada.

Como investir no Tesouro Direto?

Você precisa ter conta em um Banco ou em uma Corretora de Valores, eu indico que o faça por uma corretora pois por uma instituição deste tipo você terá uma ampla gama de outros ativos para investimentos, ou seja, poderá centralizar seus investimentos por uma única corretora.

No site oficial do tesouro https://www.tesourodireto.com.br/ você poderá encontrar mais informações.

Escritor, autor do livro Montando uma Carteira de Investimentos Inteligente. Paulo Boniatti é pós-graduado em Gestão em Mercado Financeiro pela FAE Business School. Especialista em investimentos e adepto da filosofia do antifrágil, tem como principal característica a maneira simples e descomplicada de explicar o mercado financeiro. Além de youtuber e criador do canal SaldoZero, é também gestor do Clube de Investimentos Opportuna CI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *