Vai investir? Na atualidade, qual o melhor título do Tesouro Direto?

“No tempo atual com o aumento da Taxa Selic, qual é o melhor Tesouro? Tesouro Prefixado, IPCA+ ou Selic?”

Esta foi uma pergunta que recebi lá na Comunidade VIP do SaldoZero — se você não faz parte, fica meu convite. E a resposta mais direta e objetiva seria: todos eles.

É obvio que eu não os deixaria com uma resposta tão curta. Mas a verdade é que, apesar de termos atualmente o Tesouro IPCA+ prometendo mais de 15% ao ano, todos estes títulos podem ser o “melhor”, a depender de alguns critérios.

E é isso que falaremos hoje. Sei que muita gente ainda tem este tipo de dúvida ao escolher qual dos títulos do Tesouro Direto melhor se adapta para si.

Se este tema lhe interessa, confia e vem comigo!              

O que é o Tesouro Direto

Acho válido fazermos uma breve introdução sobre o que é o Tesouro Direto, apesar de já abordar exaustivamente em outros artigos.

Tesouro Direto não é um investimento, mas uma plataforma de investimentos ao qual o investidor pode comprar títulos de dívida do Governo.

Em outras palavras, é uma maneira ao qual podemos emprestar dinheiro ao Governo em troca de uma promessa futura de receber esse capital acrescido de juros.

Complementarmente falando, investimentos nos títulos do Tesouro podem ser realizados por bancos ou corretoras de valores.

Investir no Tesouro Direto é seguro?

Antes que você fique com receio do Governo não honrar com esta dívida, quero lhe contar um segredo: os maiores credores da dívida interna — destes títulos — são os grandes bancos e instituições financeiras.

Sabe o que isso quer dizer? Que se o Governo resolver dar um calote, mais do que um calote no pequeno investidor ele estará dando um calote no mercado em geral, principalmente nos bancos, ao qual você ainda mantém aquela sua Caderneta de Poupança ou outros investimentos.

Fique tranquilo. Investir nos títulos do Tesouro Direto é tão seguro quanto — ou até mais — do que investir em títulos dos grandes bancos.

Se o Governo um dia der sinais de calote, isso lhe será visto muito antecipadamente. E como gosto de dizer: um Governo pode salvar um banco; mas um banco não pode salvar um Governo.

Os títulos do Tesouro Direto

Apesar de suas pequenas variações, em suma temos 3 grandes tipos: Tesouro Selic, Prefixado e IPCA+ — mais adiante quero explicar como você pode facilmente selecionar o melhor dentre eles.

Tesouro Selic é um título pós fixado. Isso quer dizer que ele estará rentabilizando um percentual sobre algo, neste caso 100% da Taxa Selic.

Como não temos Taxa Selic negativa, podemos entender que este título estará sempre rentabilizando positivamente, seja mais, seja menos, a depender da Taxa Selic — atualmente em 9,25% ao ano.

Tesouro Prefixado é um título, como o nome diz, pré fixado. Isso quer dizer que, você saberá já na contratação a taxa ao qual estará sendo remunerado anualmente.

Contudo, este título sofre o que chamamos de marcação a mercado. Em outras palavras, esta taxa contratada será respeitada, se você mantiver o investimento até o vencimento do título. Se resgatar antecipadamente, pode resgatar mais ou menos ao que foi contratado.

Sugiro fortemente a leitura destes outros dois artigos: (1) Como ganhar muito dinheiro no Tesouro Direto | O ônus e o bônus da Marcação a Mercado e; (2) Tesouro direto Prefixado e IPCA+ e a Marcação a Mercado.

Tesouro IPCA+ é um título híbrido entre o Tesouro Selic e o Prefixado. Este título tem uma parte pós fixada que rentabilizará sobre o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mais uma parte pré fixada.

A mesma ressalva a respeito da marcação a mercado dita para o Tesouro Prefixado, é válida também para o Tesouro IPCA+.

Mas, dentre os 3, qual escolher? Vamos aprofundar este ponto.

Tudo não passa de um simples veículo

Essa não é a primeira vez — e não será a última — que digo que investimentos são apenas veículos, e que, como outros veículos, possuem como objetivo apenas levar-nos do ponto A ao ponto B.

Ao se falar sobre investimentos, eu vejo que uma das maiores dificuldades — e que geram grandes equívocos — é que tendemos a focar somente na rentabilidade de um investimento e não necessariamente em seu objetivo.

Já fiz em outros momentos alusão entre o carro esportivo e o avião. Mas poderíamos fazer com inúmeros outros exemplos. Vamos supor a finalidade dos automóveis. O que é melhor: uma Pick-up, uma SUV, um Popular, uma Van, um 7 lugares ou outro?

Tudo depende, concorda? Você não usaria — ou haveria opções melhores — um carro popular para trabalho pesado no transporte de hortifrutis, por exemplo.

Contudo, quando falamos em investimentos, as pessoas não sabem — ou se esquecem — que para cada tipo de objetivo podemos e devemos utilizar o veículo mais adequado.

E é disso que digo, no tempo atual com o aumento da Taxa Selic, qual é o melhor Tesouro? A resposta é que, assim como os tipos de veículos, a depender de qual objetivo, todos.

Não é preciso inventar moda

Tendemos a querer ser criativos. Mas em investimentos, o feijão com arroz funciona muito bem. Geralmente não há porque inventarmos moda.

Segue abaixo uma tabela que pode ajudar a discernir entre qual o melhor título do Tesouro Direto para cada tipo de objetivo:

 TESOURO SELICTESOURO PRÉ-FIXADOTESOURO IPCA
Ideal ParaCurto Prazo

Reserva de Emergência;
Reserva de Oportunidade; – Dinheiro ainda sem finalidade definida
Médio Prazo

– Aquisição de bens com data certa para ocorrer;
– Dinheiro com finalidade e data definida.
Médio / Longo Prazo

– Proteção de capital acima da inflação;
– Capital para aposentadoria
Quanto Rentabiliza100% da Taxa Selic OverGeralmente de 1% a 2% acima da Taxa Selic Over (consulte o Site do Tesouro Direto)Geralmente IPCA + 2% a 5% (consulte o Site do Tesouro Direto)
Forma de RentabilizaçãoDiáriaDiáriaDiária
LiquidezD+1D+1D+1
RiscoSeu valor contratado só é garantido no vencimento e sofre variações de preço diariamente. Caso haja necessidade de resgate antecipado você pode acabar resgatando um valor abaixo ao que foi investido.Seu valor contratado só é garantido no vencimento e sofre variações de preço diariamente. Caso haja necessidade de resgate antecipado você pode acabar resgatando um valor abaixo ao que foi investido.
Não é indicado paraQuem espera rentabilidades acima da Taxa Selic.Quem pode necessitar de resgate antes do vencimento.Quem pode necessitar de resgate antes seu vencimento.
Títulos do Tesouro (ideal para)

Como comentei, cada um dos títulos possui uma finalidade distinta. Se você está buscando algo para a aposentadoria e pode esperar até o vencimento, supostamente o Tesouro IPCA+ pode lhe trazer uma rentabilidade superior se comparado ao Tesouro Selic.

Do outro lado, se você tem um capital para uma Reserva ou, se ainda não tem objetivo certo, não há motivos de se aventurar no Tesouro IPCA+ ou Prefixado e correr o risco de perder dinheiro no curto prazo devido a mercado. Apesar de uma rentabilidade inferior, o Tesouro Selic seria melhor recomendado, neste caso.

Obviamente que não estou abordando aqui investimentos mais avançados para profissionais que buscam, propositalmente, ganhos superiores se utilizando da marcação a mercado. Não recomendo que os novatos busquem isso.

Nem tudo é Tesouro Direto

Como podemos ver, os títulos do Tesouro possuem características diferentes e que podem atender a objetivos distintos. No entanto, quanto mais se estuda, mais possibilidades são possíveis com outras classes de ativos.

Neste sentido, aproveito para convidar você a apreciar um dos artigos mais importantes do SaldoZero:  A verdade nua e crua: você poderia ter ganho mais dinheiro investindo em CDI ao invés do Ibovespa.

Por fim, espero ter conseguido agregar mais um pouco de conhecimento.

Como sempre, lhe desejo todo sucesso e prosperidade que sei que você merece.

Um forte abraço,

Paulo Boniatti

Escritor, autor do livro Montando uma Carteira de Investimentos Inteligente. Paulo Boniatti é pós-graduado em Gestão em Mercado Financeiro pela FAE Business School. Especialista em investimentos e adepto da filosofia do antifrágil, tem como principal característica a maneira simples e descomplicada de explicar o mercado financeiro. Além de youtuber e criador do canal SaldoZero, é também gestor do Clube de Investimentos Opportuna CI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *