Existe o melhor investimento?

Digamos que esta seja a pergunta que valeria R$ 1 milhão: existe o melhor investimento? Na prática posso afirmar que sim, e que não.

Mas calma, vamos explicar os poréns.

As falácias do “eu avisei”

Os famosos narradores do passado: eu disse; eu avisei. Quantas vezes você é surpreendido por narrativas de pessoas que dizem ter acertado o último investimento, aquele que se valorizou trocentos por cento? “Wow!”

Eu mesmo posso dizer que tenho em carteira, investimentos que se valorizaram mais de 1 mil porcento em questão de 2 anos. Isso me faz ser incrível? De maneira alguma.

Primeiro: estamos falando de quantas ocorrências como estas dentro de um universo maior? Em outras palavras, você ouve destas pessoas — os “videntes” dos investimentos — quantos foram os investimentos que erraram? Suponho que não.

Ocorre o mesmo quando ouvimos pessoas afirmando que estamos diante da próxima crise. É óbvio que estamos — e sempre estaremos —, o mercado como um todo gira em ciclos. Crise bem e vão sempre.

Particularmente falando, posso ficar cantarolando veemente que a próxima crise está chegando até o momento que realmente chegue. Depois disso me viro e afirmo: bom, eu avisei.

Segundo: se existisse o melhor próximo investimento — como muitos afirmam saberem qual —, este possivelmente seria o pior deles, por dois simples motivos: (1) todos correriam para ele, perdendo assim atratividade por sua exclusividade e; (2), se todos estivessem “investido” nele, os venderia futuramente para quem?

Esta história do melhor investimento não passa de conversa para cego ver — para não dizer o pior.

Mas, se por um lado não há o melhor investimento, por outro, há como investir melhor? Elementar meu caro Watson. E é nisso que você deveria estar preocupado.

Reféns de produtos enlatados

Muita gente acredita que, para se investir bem, é preciso ser um — ou depender de um — ótimo especialista de investimentos. Não poderiam estar mais equivocados.

Basta uma breve olhada na performance de grande parte dos fundos de investimentos para confirmar o que lhe digo. Com raras as exceções, muitos não batam sequer a média do mercado.

Pense você, investindo basicamente em um fundo de investimento qualquer, você pode estar tendo performance aquém do que simplesmente optar por um índice médio de mercado, vulgo ETF — algo extremamente simples de se investir.

De todo modo, temos de convir que, a carência de conhecimentos básicos nos leva a crer que somos incapazes de investir melhor do que a média. Como então, discernir entre as inúmeras opções dispostas no mercado?

Renda Fixa? Renda Variável? CDB, LC, LCI, LCA, CRI, CRA, ETF, Ações, Fundos Imobiliários, BDRs, Stocks? Estas são apenas algumas das opções. Sem considerar outras questões como: curto, médio ou longo prazo? Conservador, moderado ou agressivo?

Tudo isso são questões enlatadas de um mercado que tenta nos moldar a seus critérios.

Posso afirmar isso uma vez que, por exemplo, o perfil conservador em detrimento ao agressivo, na maioria das vezes, pode estar ligado ao conhecimento do investidor, e não necessariamente ao seu perfil psicológico.

Uma vez que, produtos como ações só são disponibilizados para investidores mais agressivos, o que dizer quando se estuda e entende que ações de empresas de qualidade, para o longuíssimo prazo, podem, trazer um retorno e uma segurança muito maior do que ficar rodando a carteira com fundos de investimentos de prateleira — produto muito ofertado por corretoras e assessores de investimentos?

Talvez você esteja confuso com tudo que venho afirmando. E se sim, acredito estar alcançando meu objetivo, pois espero que tudo isso o esteja fazendo pensar. Pensar, algo que estamos, cada vez mais, praticando menos.

E é ligado a pensar que posso dizer: existe uma maneira de investir melhor? Obviamente que sim! É simples? Sim. É fácil? Não.

Note que falei ser simples, mas não é fácil investir melhor. E sabe por quê? Simples: a grande maioria das pessoas quer algo pronto, enlatado, um simples botãozinho da riqueza.

Do outro lado, a minoria se compromete consigo mesmo. Ignore os investimentos e observe, de maneira geral, tenho certeza não ser seu caso: quantas pessoas você identifica desistirem de algo antes mesmo de terem começado?

Por que disto? Falta de conhecimento? Não! De maneira alguma. Todos em algum momento tiveram conhecimento zero sobre algo, até mesmo os grandes estudiosos iniciaram do absoluto zero.

O que faz as pessoas desistirem antes de começarem — ou pouco tempo depois — não é a falta de conhecimento — isso é desculpa para outros motivos. O que faz as pessoas desistirem é uma coleção de fatores: necessidade do mínimo esforço — preguiça; falta de foco, falta de disciplina etc.

E como tudo isso vem ligado a investir melhor? Bom, para se investir melhor é preciso estudar. Mas, quem em sã preguiça vai querer estudar? “Cansa”. Novamente, querem algo pronto e enlatado. E assim ficam na busca do “melhor” investimento.

Mas há, apesar disto, o melhor investimento

É um tanto paradoxo, apesar de eu estar lhe afirmando que não existe o melhor investimento, existe um sim, chamado: con-he-ci-men-to.

A pergunta que você deveria fazer para alguém que acredite ser referência, não é qual o melhor investimento, mas como se obter o melhor conhecimento.

E mesmo que seu perfil não seja de investir por conta própria, como ter a certeza de que, o que estão lhe oferecendo faz o mínimo sentido? “O gerente me recomendou”; “confio no meu assessor”; “está todo mundo investindo nisso”.

Bom, se você tem conhecimento suficiente para concluir que estas recomendações são as melhores, ok, mas, reluto em acreditar nisso.

E, se você chegou até aqui com o pensamento de “que papo cansativo”, releia os motivos que muita gente desiste antes mesmo de começar.

De outro modo, se me fiz ser entendido e, se você está com sede de conhecimento, posso lhe ajudar, mas não dizendo qual o melhor investimento, e sim quais excelentes fontes de conhecimento, dentre as quais, inúmeras recomendações de livros.  

Não farei nenhum detalhamento neste artigo, mas lhe deixo uma lista de recomendações de livros sobre investimentos: Livros sobre Investimentos.

Por qual começar? Por qualquer um, desde que comece e não pare de buscar conhecimento. Em pouco tempo terá lido todos, não tenho dúvidas. E, em pouco tempo estará abrindo mão — ou sendo mais rigoroso — em aceitar qualquer tipo de oferta enlatada de produto financeiro que, muitas vezes traz retorno a quem oferece, e não a quem é oferecido.

Espero ter agregado mais um pouco de conhecimento.

Sucesso e prosperidade,

Paulo Boniatti

Escritor, autor do livro Montando uma Carteira de Investimentos Inteligente. Paulo Boniatti é pós-graduado em Gestão em Mercado Financeiro pela FAE Business School. Especialista em investimentos e adepto da filosofia do antifrágil, tem como principal característica a maneira simples e descomplicada de explicar o mercado financeiro. Além de youtuber e criador do canal SaldoZero, é também gestor do Clube de Investimentos Opportuna CI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *