Esta é a verdadeira fórmula para quem quer ficar rico

Ficar rico, e alcançar a tão famigerada liberdade financeira é simples. E hoje vamos falar sobre um dos pontos que mais influenciam neste processo.

Meu nome é Paulo Boniatti, e seja muito bem-vindo ao Sabbius.

A pobreza pode estar enraizada

Se você não corrigir sua mentalidade, nada do que eu lhe disser fará sentido. Estará em conflito entre o que eu digo e o que você acredita, muitas vezes inconscientemente por crenças que lhe foram postas durante a vida.

A mentalidade é como um arquivo central. É a soma de todas as experiências vividas desde nosso nascimento, sejam próprias ou com terceiros: pais, amigos etc.

E é esta mentalidade que definirá, por meio de uma programação mental, suas escolhas, baseado naquilo em que você foi programado a acreditar como certo ou errado, incluindo seu relacionamento com dinheiro e riqueza.

Muita gente quer mudar seu futuro, mas não acredita — ou não sabe — que o primeiro passo está em mudar sua própria mentalidade.

Mentalidade rica versus mentalidade pobre

Na grande maioria das vezes, somos levados a acreditar que a diferença entre pobres e ricos está no quanto cada um ganha. Estão completamente enganados.

Podemos ter profissionais de altíssimo gabarito ganhando muito dinheiro e que são tão pobres — ou até mais — quanto alguém que ganha absolutamente nada. O contrário também é verdadeiro.

O que diferencia pobres e ricos é a sua mentalidade. É o como cada um lida com o seu dinheiro. Quer um exemplo?

O que uma pessoa de mentalidade pobre, independente do quanto ganha, faz com o seu dinheiro? Simples, gasta tudo pagando contas. E, se sobrar algo, aproveita para gastar também, seja com um churrasco ou outra coisa qualquer.

Tão próximo aos pobres — tendemos a classifica-los de forma diferente — temos a classe média, que também gasta praticamente tudo o que tem. A diferença é que, enquanto o pobre tende a pagar contas para sobreviver, a classe média tende a pagar contas para ter status, camuflado de conforto.

Sugira para alguém de mentalidade média para andar de ônibus, ao invés de um carro confortável. Ou, tente convencer alguém deste tipo que não é preciso buscar um imóvel cada vez maior.

Você há de convir comigo que não tem conversa. Mais uma vez, mentalidade

Agora, pessoas de mentalidade rica, diferente do que muita gente acredita, querem algo acima do dinheiro, querem liberdade e mais nada. Liberdade para viver da maneira como bem acreditam de acordo aos seus valores.

Não confunda

Não confunda um empresário bem sucedido com uma pessoa rica. Se ele ganha muito dinheiro, mas para isso ele precisa trabalhar 16 horas por dia, sem a oportunidade de ver seus filhos crescerem, ele não é rico. Ele é apenas mais um escravo do dinheiro.

O rico é aquele que tem liberdade para fazer o que bem quiser, na hora que quiser, sem ter a necessidade ou a preocupação de correr atrás do dinheiro para pagar suas contas. O rico é livre, o restante são meros escravos do dinheiro.

As consequências da mentalidade

Notemos um fato curioso. Os ricos, que correm atrás de sua liberdade, recebem como consequência conforto e status. Do outro lado, pessoas de mentalidade pobre, em especial de classe média, e que correm atrás do dinheiro, recebem como consequência dívidas, financiamentos e a escravidão eterna.

Se você, ou alguém próximo a você, não consegue sobreviver alguns poucos meses sem receber um salário, e se isso não é escravidão, eu não sei o que é.

A fórmula para ficar rico

Existe uma fórmula simples para ficar rico? Sim, existe. Mas lembre-se, ser simples não é sinônimo de facilidade.

Um fumante, por exemplo, para deixar de fumar é simples: basta parar. Mas é fácil? De maneira nenhuma, apesar da simplicidade da solução.

Quando falamos de riqueza, é semelhante.

1)      Fonte de receita

É preciso fazer dinheiro, óbvio. Ninguém ficará rico do zero apenas esperando que um milagre aconteça.

De início, é preciso trabalhar, seja por si próprio ou mesmo vendendo suas horas para algum empregador.

Posteriormente, e gradativamente, outras fontes de receitas poderão ser criadas por meio do ponto 3, mais abaixo.

2)      Gastar menos do que ganha

Parece um tanto banal a necessidade de se gastar menos do que ganha. Parece, mas não é.

Infelizmente tem muita gente que não consegue se manter longe de gastos e mais gastos, ao ponto que não sobra nada no fim do mês. Por vezes chega a faltar.

Se quer ficar rico, aprenda a se controlar e fazer sobrar dinheiro.

3)      Investir para gerar outras fontes de receita

Aqui temos uma especial diferença entre pobres e ricos. O dinheiro que sobrou você precisa investir em ativos que lhe gerem renda e crescimento de capital: títulos de renda fixa, ativos de renda variável enfim.

Ou você coloca o seu dinheiro para trabalhar para você, ou será você que trabalhará a vida inteira pra ele.

4)      Reinvestir para gerar mais renda

O retorno dos seus investimentos, basta reinvesti-los continuamente. Isso fará com que suas receitas aumentem gradativamente ao passo que seu capital o enriquecerá até o ponto onde os retornos sejam suficientes para manter seu padrão de vida.

Considerações finais

Portanto, você se tornará rico quando, o retorno provindo de renda passiva for igual, ou superior, para custear seu padrão de vida. Isso é ser livre, isso é ser rico.

Se a partir disso você não desejar mais trabalhar, muito que bem, não será mais necessário.

Além disso, este ciclo nunca termina. Quanto mais você ganha de renda passiva, quanto mais você faz sobrar no fim do mês, quanto mais você investe o residual, mais retorno terá e melhor seu padrão de vida se tornará.

É como costumo dizer no canal: cada vez mais rico.

Esta é a fórmula da riqueza, extremamente simples mas não necessariamente fácil. Tudo pautado, mais uma vez, na men-ta-li-da-de.

Ou você muda a sua, ou se tornar rico será um sonho cada vez mais distante.

Se você está disposto a mudar, conte comigo para ajudar.

Aproveito para convidar você a conhecer meu curso e meu livro. Ambos irão ajudar você a trilhar um caminho rumo a sua liberdade financeira.

Sucesso e prosperidade sempre.

Paulo Boniatti

Escritor, autor do livro Montando uma Carteira de Investimentos Inteligente. Paulo Boniatti é pós-graduado em Gestão em Mercado Financeiro pela FAE Business School. Especialista em investimentos e adepto da filosofia do antifrágil, tem como principal característica a maneira simples e descomplicada de explicar o mercado financeiro. Além de youtuber e criador do canal SaldoZero, é também gestor do Clube de Investimentos Opportuna CI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *