Vale a pena investir em Dólar?

Você provavelmente já deve ter se perguntado se vale a pena investir em Dólar. Esta é uma pergunta que vem, cada vez mais, ganhando força.

Portanto, hoje, quero abordar essa questão de uma maneira diferente — talvez inusitada — e, assim, ajudar você a compreender se, vale a pena investir na moeda do Tio Sam.

Se esse tema lhe interessa, confia e vem comigo!

O time de um homem só

Recentemente o Flamengo anunciou a contratação do jogador David Luiz — antes de qualquer preconceito, calma que você já entenderá aonde quero chegar.

Mas a questão é que, David Luiz é considerado por muitos como um excepcional zagueiro — além também de um fazedor de gols. Supostamente, uma grande contratação — me perdoe se não for, sou péssimo em futebol.

De qualquer maneira, vamos supor que você fosse o dirigente ou técnico de um grande clube, e que, estivesse contratando David Luiz para seu time. Sua ideia é de trazer um grande jogador, possibilitando assim que o time melhore na próxima temporada.

Chegando ao clube, você leva David Luiz para conhecer as instalações. Na ocasião o jogador fica intrigado e lhe pergunta: “Aonde estão os demais jogadores?”. Você dá a notícia que ele é o time, até porque, o custo de contratação já vale por n jogadores.

Faz sentido isso? Obviamente que não. Um time de futebol precisa ter, no máximo 11 e no mínimo 7 jogadores para entrar em campo. Além disso, um time composto por somente um zagueiro, certamente seria um fiasco.

Um time de futebol precisa ser equilibrado, bom goleiro, bons zagueiros, bons meios de campo e bons atacantes. Sem isso, a chance de se dar mal, é grande.

O Dólar chamado David Luiz

Vamos falar do Dólar. Você entenderá o motivo da reflexão com o David Luiz.

O Dólar não é necessariamente um investimento. Ele não lhe paga juros. Chamamos de reserva de valor. Isso quer dizer que, de maneira geral, a moeda faz um papel de conservar seu patrimônio em moeda forte.

É o zagueiro em uma carteira de investimentos. É a parte a qual evitará — ou minimizará a chance — que você tome gols, ou seja, prejuízos. É a parta a qual lhe protegerá, trazendo maior segurança e tranquilidade.

Um zagueiro tem o objetivo de defender? Sim! Tem o objetivo de fazer gol? Não necessariamente, se fizer, ótimo.

Da mesma maneira o Dólar. Ele tem o objetivo de defender sua carteira em moeda forte? Sim! Tem o objetivo de fazer gol, trazendo maior rentabilidade? Não necessariamente, se assim fizer, ótimo.

Vale a pena investir em Dólar?

Entendendo essa característica de que o Dólar tem como objetivo proteção de carteira, e não necessariamente ganhar com sua valorização, fica fácil de respondermos: vale a pena investir em Dólar?

  • Se for o único ativo em uma carteira de investimentos, não;
  • Se for mais uma peça dentro de um time maior, que seja bem escalado e que, o tamanho de sua exposição seja condizente com o tamanho do time, sim.

Trazendo dados reais, para quem investiu exclusivamente em Dólar em 1994, pode parecer ter feito sentido. Uma valorização interessante:

Dólar. 1994 até setembro/2021

Contudo, se colocarmos lado a lado com a performance do nosso índice Ibovespa (ações da Bolsa), a performance do Dólar fica comparável à brincadeira de criança:

Dólar vs Ibovespa. 1994 até setembro/2021

Além do mais, para quem decidiu investir exclusivamente em Dólar há 6 meses atrás, está vendo seu time levar gol um atrás do outro.

Dólar. Março até setembro/2021

O mesmo pensamento deveria acontecer também para outros tipos de ativos. Nenhum time jogará bem com 11 atacantes, 11 meios de campo, 11 zagueiros ou 11 goleiros.

Cada jogador no seu devido lugar

Uma questão que você deve levar em conta sempre que for investir em algo: como esse jogador irá colaborar com o time; em outras palavras, como esse ativo irá contribuir em sua carteira de investimentos.

Eu sempre comento que a estratégia que uso em minhas carteiras de investimentos é bastante simples. Eu a divido em 3 grandes partes:

  • Proteção cambial;
  • Proteção caixa;
  • Agressão renda variável.

Poderíamos compreender essas partes como sendo: zagueiros; meios de campo; atacantes.

O percentual de cada uma dessas partes é relativo. Mas, como estamos falando de Dólar, algo por volta de 10% dentro de uma carteira é algo bastante saudável — desde que, o restante do time esteja também bem organizado.

Já ouvi gente questionando: “E se eu colocar Dólar na carteira e ele se desvalorizar?”. Como sempre comento, somos humildes perante as incertezas. Preste atenção, ninguém pode afirmar qual o futuro de qualquer tipo de ativo.

É preciso entender que cada peça de um time tem um objetivo específico, e a falta delas poderá desfalcar ou trazer uma performance ruim a seu time como um todo.

Esse time e sua composição são pensados, não para acertar o futuro, mas para estar preparado para ele. Em diferentes cenários econômicos teremos diferentes partes da nossa carteira se valorizando e agregando para a carteira como um todo.

Recomendo os vídeos da carteira pública, aonde explico e mostro, com dinheiro real e na prática, como componho e conduzo uma carteira de investimentos.

Conclusão

Trate cada ativo como uma peça importante em seu time. Se você estiver escalando zagueiro (Dólar) como atacante, possivelmente, além de não fazer gols, acabará tomando-os.

Pense em seu time, entenda quais peças serão necessárias e, então contrate seus jogadores. É o cavalo que puxa a carroça, e não o contrário.

Para todas essas questões, você encontrará as respostas em meu site assim também como no meu canal no youtube. E se algo você não encontrar, não hesite em me contatar.

Não existe dúvida burra, burro é aquele que tem dúvida e não pergunta.  

Espero ter agregado conhecimento.

Como sempre, lhe desejo todo sucesso e prosperidade que sei que você merece.

Por fim, sou Paulo Boniatti. Um forte abraço e tchau!

Escritor, autor do livro Montando uma Carteira de Investimentos Inteligente. Paulo Boniatti é pós-graduado em Gestão em Mercado Financeiro pela FAE Business School. Especialista em investimentos e adepto da filosofia do antifrágil, tem como principal característica a maneira simples e descomplicada de explicar o mercado financeiro. Além de youtuber e criador do canal SaldoZero, é também gestor do Clube de Investimentos Opportuna CI.

1 comentário em “Vale a pena investir em Dólar?

  1. Pingback: Renda fixa vale a pena? - SaldoZero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *