Itaúsa morreu?

O título desse artigo reflete uma questão que envolve uma das companhias que já foi queridinha entre a maioria dos investidores.

Inclusive não é comum alguém que não conheça essa empresa.

E, ouso a dizer que, em raras exceções, essa companhia já passou pela carteira — ou está na carteira — da maioria.

Também pudera. Para aqueles que possuem foco no recebimento de dividendos, essa companhia sempre foi uma verdadeira vaca leiteira.

Mas, para muitos, isso é coisa do passado e essa fonte secou. Será que a Itaúsa morreu?

É isso que vamos buscar compreender.

Disclaimer

Importante sempre ressaltar. Esse artigo não se trata de recomendação! Trata-se apenas de compartilhamento de conhecimento.

Tome sempre decisões pautadas em estudo próprio.

O que é a Itaúsa

Não quero me aprofundar tecnicamente. Acredito que podemos trazer algo sucinto e objetivo que você possa compreender.

A Itaúsa (ITSA3 e ITSA4) é uma holding. Entenda isso como uma empresa que tem como foco a participação em outras empresas. E é aqui que começamos a entender o que vem acontecendo com a Itaúsa.

Uma das maiores participações dessa holding se remete ao controle que ela detém do Itaú. O banco Itaú é controlado pela Itaúsa, ou seja, é ela quem no fim das contas dita as regras para a instituição bancária.

A fonte secou

O fato mencionado acima nos fará compreender o que vem acontecendo com a Itaúsa desde meados de 2020.

A Itaúsa sempre foi reconhecida pelo alto volume de pagamentos de dividendos. Ocorre que esse alto pagamento é derivado principalmente do banco, do Itaú. Os bancos são reconhecidos pelo alto índice de lucros distribuídos (dividendos).

No entanto, em 2020, devido aos acontecimentos que muito bem sabemos (crise), o Banco Central obrigou o aumento da parte de Provisão para Devedores Duvidosos. Essa parte é uma “reserva” financeira que o banco faz prevendo possíveis inadimplências.

Somado a isso, foi instituído também a redução na distribuição de dividendos.

Bom, se temos os bancos, e nesse caso o Itaú reduzindo sua parte na distribuição dos lucros, somado a maior provisão de dinheiro, temos:

  • Menos dividendos;
  • Menos lucro.

Mas isso quer dizer que os bancos realmente lucraram menos? Não necessariamente, o que houve foi uma retenção maior em caixa. E, obviamente menor pagamento dos dividendos. Algo que dizemos ser não recorrente.

Portanto, se o banco teve menos lucro, se pagou menos dividendo e esse é a maior participação de Itaúsa, o que acontece com essa companhia também? Menos lucro, e menos dividendo.

Os gráficos abaixo são excelentes para entendermos o que houve em termos de redução de lucro e proventos de ambas empresas (banco e holding):

Fonte: Status Invest

Fonte: Status Invest

Quer dizer então que a fonte secou? Não entendo assim. Entendo que a fonte está apenas represada e que ela pode ser jorrada para cima dos investidores tão logo a situação econômica se normalize.

Pessoalmente não tenho bancos

Agora que falamos um pouco do que vem ocorrendo com a Itaúsa, quero explicar os motivos pelos quais não tenho banco propriamente dito.

Muitos acreditam que, pelo tamanho da participação de Itaú dentro de Itaúsa, ambas empresas são muito similares. Apesar de existir sim um pequeno tom de verdade nisso, não é 100%.

Isso foi mais verdadeiro no passado. Mas, aos poucos a Itaúsa vem comprando partes em outras companhias. Na imagem abaixo, tanto a Copagaz e a Nts são aquisições recentes.

Fonte: RI Itaúsa

Inclusive, segundo a própria Itausa, a ampliação do portfólio pode continuar a crescer:

Fonte: Infomoney

E é nesse sentido que, aqueles que compram Itaúsa acreditando estarem comprando Itaú com desconto estão enganados. A Itaúsa pode surpreender e se diversificar ainda mais, mudando drasticamente essa similaridade que existia entre holding e banco.

Inclusive é um dos pontos que me motiva ter a Itaúsa como uma das maiores posições em minha carteira. A Itaúsa é o cérebro do Itaú. E para mim, são extremamente competentes. O que chama a atenção por acharem mais factível diversificar o portfólio a se manter majoritariamente no banco.

A Berkshire brasileira

Muitos fazem um paralelo da Itaúsa com a empresa do todo poderoso Warren Buffett, a Berkshire Hathaway.

Obviamente a Itaúsa está longe de se igualar à gigante americana. Mas ambas são holdings, e quanto mais a Itaúsa sinaliza expansão de suas aquisições em participação em outras companhias, maiores e mais próximas tendem ser essas comparações.

Considerações finais

Portanto, pessoalmente falando, Itaúsa está muito viva! E por isso se mantém como uma das principais posições da minha carteira.

Vamos ver qual será o desfecho dessa história quando os dividendos e as provisões dos bancos forem destravados.

Espero ter agregado conhecimento. E lembrando, esse artigo não se trata de recomendação, é apenas um compartilhar de conhecimento.

Por fim, sou Paulo Boniatti.

Tchau!

Escritor, autor do livro Montando uma Carteira de Investimentos Inteligente. Paulo Boniatti é pós-graduado em Gestão em Mercado Financeiro pela FAE Business School. Especialista em investimentos e adepto da filosofia do antifrágil, tem como principal característica a maneira simples e descomplicada de explicar o mercado financeiro. Além de youtuber e criador do canal SaldoZero, é também gestor do Clube de Investimentos Opportuna CI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *