Ações – Cotações seguem Lucro e Patrimônio

Muita gente quando pensa em investir no mercado acionário fica confusa sobre como começar, sobre o que analisar, como identificar uma boa empresa, etc etc e etc. Certo?

Este vídeo é o primeiro de uma série que estarei gravando para te ajudar a iniciar no mercado acionário, até porque o pessoal gosta de falar bonito e complicar, mas eu quero tentar descomplicar tudo isso para você.

Hoje vamos falar sobre como as cotações das ações tendem a seguir Lucro e Patrimônio no Longo Prazo.

Fala Investidores, cada vez mais ricos?

Para quem não me conhece, sou Paulo Boniatti, criador do Saldo Zero.

Este é o primeiro artigo de uma série que estarei escrevendo sobre como analisar empresas no mercado acionário.

Sem mais delongas:

Primeiro, antes de tudo, deixe eu te explicar como as ações tendem a se valorizar ou desvalorizar no longo prazo de uma forma simples.

Imagine o Itaú sendo uma pizza, certo? Agora pense se ele fosse fatiado em 10 fatias e que cada fatia desta pizza fosse uma ação, teríamos algo assim:

Vamos supor então que o Itaú hoje tenha um Patrimônio total de 10 milhões de reais, isso é somente suposição para facilitar o exemplo pessoal, ok?

Mas continuando, se o Itaú tivesse 10 mi de Patrimônio e considerando que cada ação representasse 10% do patrimônio, então cada ação valeria 1 milhão de reais:

Agora, vamos supor que, o Itaú lucre muito e dobre de tamanho de um ano ao outro e passe a ter 20 milhões de patrimônio, ou seja, 100% de crescimento patrimonial, se a pizza se mantiver com as mesmas fatias, então teríamos um crescimento proporcional também em cada fatia, passando de 1 milhão para 2 milhões:

Nesse ponto nós já podemos concluir então que, se cada fatia, ou seja, cada ação é uma parte do patrimônio da empresa, quer dizer que se o patrimônio da empresa aumentar as ações deveriam também aumentar de tamanho?

Isso! Se você entender essa ideia estará à frente de muita gente que entra na bolsa olhando primeiro para a cotação da empresa!

Só que calma! Isso funciona assim no longo prazo!

Eu queria agora que você gravasse uma frase:

“Cotação de uma Ação tende a seguir Lucro e Patrimônio da Empresa no Longo Prazo”

Vou repetir:

“Cotação de uma Ação tende a seguir Lucro e Patrimônio da Empresa no Longo Prazo”

Mas e no curto prazo? No curto prazo as cotações seguem notícias e especulações, e é por isso que muita gente perde dinheiro na Bolsa, porque entra pensando no curto prazo e aí fica à deriva de notícias e especulações.

Agora deixe eu te mostrar alguns exemplos reais, para isso vamos consultar o site do StatusInvest, antes de tudo não estou sendo pago para fazer qualquer tipo de propaganda, estou mostrando o site porque é o que eu uso em minhas análises preliminares.

WEG (WEGE3) – Fabricante de equipamentos elétricos

Gráfico de Lucro Líquido de 10 anos, veja a constância:

Fonte: StatusInvest

Gráfico de Patrimônio Líquido de 10 anos, veja a constância:

Fonte: StatusInvest

O resultado disso se reflete na cotação no longo prazo:

06/04/201003/04/2020Rentabilidade
WEGE35,5232,89495,83%
Fonte: StatusInvest

EGIE3 – geradora privada de energia do Brasil

Gráfico de Lucro Líquido de 10 anos, veja a constância:

Fonte: StatusInvest

Gráfico de Patrimônio Líquido de 10 anos, veja a constância:

Fonte: StatusInvest

O resultado disso se reflete na cotação no longo prazo

06/04/201003/04/2020Rentabilidade
EGIE316,2437,56131,28%
Fonte: StatusInvest

CIEL3 – Atuante do setor de cartões de pagamento no Brasil

Gráfico de Lucro Líquido de 10 anos, veja a queda de lucratividade de 2017 em diante:

Fonte: StatusInvest

Gráfico de Patrimônio Líquido de 10 anos que vinha em uma crescente, teve seu crescimento paralisado também a partir de 2017:

Fonte: StatusInvest

O resultado disso se reflete na cotação no longo prazo

06/04/201003/04/2020Rentabilidade
CIEL38,143,98-51,11%
Fonte: StatusInvest

OIBR3 – Telefonia fixa e móvel, banda larga e TV

Gráfico de Lucro Líquido de 10 anos, veja a inconstância desde 2013:

Fonte: StatusInvest

Gráfico de Patrimônio Líquido de 10 anos, da mesma forma, extremamente inconstante:

Fonte: StatusInvest

O resultado disso se reflete na cotação no longo prazo

09/04/201003/04/2020Rentabilidade
OIBR3117,60,47-99,60%
Fonte: StatusInvest

Entendeu a jogada?

Agora, olhar somente para o Lucro e Patrimônio histórico das empresas é suficiente? Não!

Estes são somente dois indicadores e que irão te mostrar se aquela empresa é constante ou não, porque performance passada não é garantia de performance futura.

E vamos abordar outros indicadores em outros artigos para te dar uma noção se aquela empresa está barata ou não, se ela tem indícios de ter vantagem competitiva ou não, se está em um setor de margens apertadas ou não e muito mais.

Mas voltando ao tema do Lucro e Patrimônio eu te pergunto, porque é que você vai investir em uma empresa que tem seus lucros extremamente inconstantes? Em um ano tem lucro, no outro prejuízo, aí vem lucro novamente, depois novamente prejuízo e assim por diante, parecem aqueles eletrocardiogramas, se é isso que você quer ver com a cotação de suas ações OK, mas eu espero que você não sofra do coração por causa de cotação.

Por isso, buscar por empresas constantes no longo prazo é um grande passo para que você esteja selecionando empresas consistentes, afinal como gosto de dizer

“Antes de pensar em ganhar, pense em não perder”.

Então não posso entrar em empresas de maior risco? Depois de ter uma carteira robusta e consolidada não vejo problemas, desde que não coloque a ganância a frente da razão e nem se exponha em demasiado ao risco, eu mesmo tenho algumas empresas de maior risco, mas em um percentual de exposição extremamente baixo. Nesse momento, se você quer começar, preze pela segurança, pois basta 1 erro, um único erro para você sair do jogo, zerar, quebrar, game over.

E se você já investe em ações, este é um ótimo momento para reflexões, faça uma revisão da sua carteira, analise se você está se expondo demais ao risco ou não, pondere sempre!

E para concluirmos, espero de coração que esse artigo tenha te ajudado e te sirva como um pontapé inicial, e não deixe de compartilhar pessoal, isso nos ajuda a darmos continuidade ao trabalho, combinado?

E se você ainda não for inscrito no canal do youtube se inscreva aqui porque estamos apenas começando….

Eu sou Paulo Boniatti, um grande abraço até a próxima…tchau!

Escritor, autor do livro Montando uma Carteira de Investimentos Inteligente. Paulo Boniatti é pós-graduado em Gestão em Mercado Financeiro pela FAE Business School. Especialista em investimentos e adepto da filosofia do antifrágil, tem como principal característica a maneira simples e descomplicada de explicar o mercado financeiro. Além de youtuber e criador do canal SaldoZero, é também gestor do Clube de Investimentos Opportuna CI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *