Batalha de Empresas – Varejo

Em sequência a nossa série de Batalha de Empresas, vamos falar sobre o varejo em geral. Um setor cíclico onde muitos investem buscando uma rentabilidade superior a de setores mais perenes.

Importante:

  • As empresas listadas não se tratam de recomendação de compra/venda;
  • O artigo tem caráter único e exclusivo de compartilhamento de conhecimento;
  • A batalha que será realizada ao final do artigo é apenas uma “brincadeira saudável”, e não deve ser tratada como critério de escolha de investimento;
  • Entenda os riscos antes de investir seu dinheiro.

O varejo

É importante comentar que, o varejo em si não se resume apenas a Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VVAR3). Sem dúvidas são players muito bem comentados rede a fora. Contudo, outras companhias também fazem parte do varejo, porém em segmentos diferentes, como por exemplo:

  • Eletrodoméstico;
  • Vestuário;
  • Joias.

Mas um fato que deve ser levado em conta é que, o varejo em geral tem sua performance atrelada aos ciclos econômicos. Em épocas de crises tende a ser impactado, uma vez que a população, em geral, deixa de comprar bens não essenciais, o que acaba afetando o setor.

Mas você pode estar se perguntando se isso também foi válido para a crise de 2020. Nesse ano, um dos principais fatores que reduziu os impactos nas grandes varejistas foi o e-commerce. Apesar de estarmos em forte crise, grandes redes conseguiram impulsionar suas vendas on-line e assim reverter o cenário que tinha seu viés negativo.

Vale ressaltar que, somado ao fato comentado, o Governo também teve um papel em todo este cenário, mantendo a Taxa Selic nas mínimas e criando o auxílio emergencial. Para compreender melhor como a Taxa Selic influencia no mercado, te convido a ler este outro artigo:

BOLETIM FOCUS – Entenda-o e pare de tentar adivinhar o futuro do mercado

De qualquer forma, tenha em mente que, em cenários de depressão (crise) onde não seja possível o incentivo governamental, nem tampouco alternativas inteligentes por parte das companhias, é um setor que tende a sentir os impactos, principalmente decorrente das margens líquidas apertadas.

Se você não sabe o que é margem líquida, é o percentual que a companhia consegue reverter das vendas, em lucro. Quanto maior melhor, quanto menor, mais arriscado pode ser o negócio. Também já tem artigo que explico isso:

Os pilares que envolvem a escolha de uma Ação na Bolsa de Valores

Mas entenda que, quando a margem líquida é apertada, nos diz que é um setor que a preferência do consumidor por uma empresa geralmente se dará pelo preço do produto. O consumidor quer preço baixo.

E, em cenários de margens líquidas apertadas, um erro mais grave por parte da companhia, ou até mesmo uma alta na concorrência pode ocasionar um problema grande, e muitas vezes chegando a sua falência.

Dito isso, não é incomum de lembrarmos de grandes companhias do varejo que desapareceram. Mesbla e Arapuã são apenas algumas.

Portanto, antes de investir em qualquer empresa da “moda”, pondere, estude a companhia e veja se faz sentido tê-la em sua carteira.

Pontos fortes e fracos

De maneira bastante resumida, podemos citar alguns pontos fortes e fracos do setor:

Fortes

  • Beneficiados em ciclos de expansão econômica;
  • Se favorecem com taxas de juros baixas (Taxa Selic);
  • Comercio online.

Fracos

  • Margens líquidas apertadas;
  • Altíssima competitividade. A diferenciação se dá geralmente por preço;
  • Crises podem impactar o setor mais do que em setores perenes.

As varejistas

Estou trazendo apenas algumas das varejistas para esta batalha. Seria insano considerar todas da Bolsa, ainda mais que, aos poucos, mais e mais empresas do varejo estão fazendo seus IPOs. De qualquer maneira, trouxe as mais procuradas por quem quer investir no setor. Irei comentar brevemente cada uma, sem me ater aos detalhes, mas simplesmente situando você sobre o que cada uma delas faz.

LREN3 – Lojas Renner

Constituída em 1965, é uma das principais varejistas de moda. Dona de redes Renner, Camicado e YouCom

MGLU3 – Magazine Luiza

Fundada na década de 50. Além da própria marca, possui parcerias com outras empresas, como: Netshoes, Zattini, LogBee, Época Cosméticos, Estante Virtual, entre outras.

AMAR3 – Lojas Marisa

Sua fundação se deu em 1948. Apesar de atualmente atuar também com moda masculina, seu foco ainda é moda feminina em especial para consumidores classe c. (Fonte RI da Empresa)

LAME3 – Lojas Americanas

Inaugurada em 1929. Pertence ao grupo B2W, que além da Americanas, faz parte do grupo o Submarino.

GUAR3 – Guararapes

Iniciou sua história em 1947. Focada no varejo de vestuário, é dona da marca Riachuelo.

CGRA3 – Grupo Grazziotin

Fundada em 1950. A Grazziotin é uma rede de lojas de departamentos que oferece várias opções de produtos de moda, calçados e cama, mesa e banho. Dona da rede de lojas Grazziotin, Pormenos, Franco Giorgi e Tottal Casa & Lazer.

CNTO3 – Centauro

Constituída em 1981. Varejista de artigos esportivos e presente tanto no Brasil como na América Latina.

CEAB3 – C&A

Fundada em 1841 fora do Brasil por dois irmãos holandeses. No Brasil, sua história iniciou em 1976. Pertence ao varejo de vestuário, e teve seu IPO outubro de 2019.

BTOW3 – B2W

Resultado da fusão das Lojas Americanas com o Submarino em 2006. Trata-se de um marketplace com marcas como: Lojas Americanas, Submarino e Shoptime.

VVAR3 – Via Varejo

Fundada em 2010 com a fusão de grandes companhias do varejo. Dona de marcas como Ponto Frio, Casas Bahia, Extra e Bartira.

A batalha

Geralmente costumo realizar as batalhas diretamente pelo StatusInvest. Contudo, a se comparar o número de companhias, fica melhor disposto em tela trazermos os números e os apresentarmos de maneira pronta aqui no portal.

Os dados coletados são de 24 de novembro de 2020 e a fonte foi o StatusInvest.

Como de costume, os indicadores que estaremos comparando são: ROE, Margem Líquida, Dívida Líquida/Patrimônio Líquido, Liquidez Corrente, Crescimento, P/L e P/VPA.

Se você não sabe o que são cada um destes indicadores, veja o artigo que fiz falando sobre os 5 pilares para se analisar em uma ação.

Importante: esta comparação não deve ser motivo de inclusão ou exclusão de alguma das empresas em seus investimentos. Nada substitui os estudos particulares de cada investidor.

O resultado de cada indicador está exposto em uma tabela ordenada pela empresa que possui o melhor indicador atualmente.

ROE – Retorno sobre o capital próprio

Capacidade da empresa rentabilizar o capital do acionista, quanto maior, melhor.

TICKERROE
LREN323,80%
CGRA321,75%
LAME34,72%
MGLU34,61%
CNTO31,92%
GUAR30,93%
BTOW3-1,84%
VVAR3-3,30%
CEAB3-12,56%
AMAR3-29,68%

Margem Líquida

Capacidade da empresa reverter as receitas (vendas) em lucro para a companhia. Assim como o ROE, quanto maior, melhor.

TICKERMARG. LIQUIDA
CGRA331,06%
LREN316,47%
LAME32,86%
CNTO31,71%
MGLU31,33%
GUAR30,70%
VVAR3-0,69%
BTOW3-1,92%
CEAB3-7,89%
AMAR3-13,41%

Dívida líquida sobre Patrimônio líquido

É o grau de endividamento da empresa. Quanto maior o endividamento, maior é o risco para o negócio. Portanto, nesse critério, quanto menor, melhor.

TICKERDIV. LIQ. / PATRI.
BTOW3-0,31
MGLU3-0,17
CGRA3-0,16
LAME30
CNTO30,16
LREN30,21
GUAR30,24
CEAB30,61
AMAR30,97
VVAR31,07

Liquidez corrente

Capacidade da empresa honrar suas dívidas de curto prazo (12 meses). Quanto maior, melhor.

TICKERLIQ. CORRENTE
CGRA32,82
BTOW32,49
CNTO32,42
LAME32,33
CEAB31,69
LREN31,52
GUAR31,47
MGLU31,34
AMAR31,31
VVAR31,15

CAGR das Receitas

CAGR é uma média composta. Demonstra qual foi o crescimento médio das receitas da companhia. Quanto maior melhor.

TICKERCAGR RECEITAS 5 ANOS
MGLU315,25%
LREN312,95%
GUAR310,55%
CGRA33,42%
LAME33,26%
VVAR32,50%
CEAB30,00%
CNTO30,00%
AMAR3-2,93%
BTOW3-3,20%

CAGR dos Lucros

Similar ao CAGR anterior. Nesse caso referente a média de crescimento dos lucros. Quanto maior melhor.

TICKERCAGR LUCROS 5 ANOS
MGLU348,29%
LREN318,45%
CGRA316,83%
LAME310,35%
GUAR34,30%
AMAR30,00%
BTOW30,00%
CEAB30,00%
CNTO30,00%
VVAR30,00%

P/L – Preço sobre lucro

Preço da ação sobre o lucro por ação. Mostra quanto o mercado está disposto a pagar pelos lucros da empresa. Quanto menor, pode significar que a empresa esteja mais descontada, “barata”. Cuidado com P/L negativo, demonstra que a companhia tem lucro negativo, ou seja, prejuízo.

TICKERP/L
CGRA34,78
LREN328,83
LAME361,12
GUAR3170,64
CNTO3185,23
MGLU3447,37
AMAR3-5,87
CEAB3-13,63
VVAR3-152,86
BTOW3-235,81

P/VP ou P/VPA – Preço sobre valo patrimonial por ação

Assim como P/L, porém pelo viés do preço patrimonial. Mostra quanto o mercado está disposto a pagar pelo patrimônio da companhia. Quanto menor, pode significar que a empresa esteja mais descontada, “barata”.

TICKERP/VP
CGRA31,04
GUAR31,59
CEAB31,71
AMAR31,74
LAME32,88
CNTO33,56
BTOW34,33
VVAR35,05
LREN36,86
MGLU320,63

DY – Dividend Yield

Quanto a companhia vem pagando de dividendos em relação ao preço de sua ação. Quanto maior, melhor.

Apesar de não ser um indicador que determina minhas decisões — já fiz artigo falando sobre —, decidi incluí-lo para mostrar como é um setor que paga poucos dividendos.

TICKERDY
CGRA35,43%
GUAR33,08%
CEAB31,79%
LAME30,95%
LREN30,71%
MGLU30,14%
AMAR30,00%
BTOW30,00%
CNTO30,00%
VVAR30,00%

Resultado da Batalha

Atribui notas de 1 a 10 a cada um dos indicadores. Do resultado, ordenei pelas companhias que tiveram melhores notas. E o resultado é o abaixo, com CGRA3 em primeiro lugar e AMAR3 na última posição.

TICKERROEMARG. LIQUIDADIV. LIQ. / PATRI.LIQ. CORRENTECAGR RECEITAS 5 ANOSCAGR LUCROS 5 ANOSP/LP/VPDYPONTOS
CGRA39108107810101082
LAME388776786764
LREN3109559992664
GUAR355448679957
MGLU37693101051556
CNTO367683165143
BTOW343109114133
CEAB32236318833
VVAR33411513119
AMAR31122217117

Segue também a tabela consolidada com todos os indicadores.

TICKERROEMARG. LIQUIDADIV. LIQ. / PATRI.LIQ. CORRENTECAGR RECEITAS 5 ANOSCAGR LUCROS 5 ANOSP/LP/VPDY
CGRA321,75%31,06%-0,162,823,42%16,83%4,781,045,43%
AMAR3-29,68%-13,41%0,971,31-2,93%0,00%-61,740,00%
BTOW3-1,84%-1,92%-0,312,49-3,20%0,00%-2364,330,00%
CEAB3-12,56%-7,89%0,611,690,00%0,00%-141,711,79%
CNTO31,92%1,71%0,162,420,00%0,00%185,233,560,00%
GUAR30,93%0,70%0,241,4710,55%4,30%170,641,593,08%
LAME34,72%2,86%02,333,26%10,35%61,122,880,95%
LREN323,80%16,47%0,211,5212,95%18,45%28,836,860,71%
MGLU34,61%1,33%-0,171,3415,25%48,29%447,3720,630,14%
VVAR3-3,30%-0,69%1,071,152,50%0,00%-1535,050,00%

Conclusão

Nem de longe você deve assumir esse estudo como critério de tomada de decisão para seus investimentos. O que foi visto aqui é somente a ponta do iceberg. Indicadores somente indicam.

Estude a empresa, conheça seu negócio, veja suas vantagens, suas forças, seus projetos futuros, etc. Verifique a governança, veja se a empresa lhe dá condições de ser um acionista.

Para tudo isso, veja os artigos que falo dos pilares, da CVM 358 e tantos outros que estão disponibilizados tanto aqui no portal como no canal do youtube.

Bom, espero que eu tenha conseguido agregar conhecimento a você.

Por aqui eu fico, sou Paulo Boniatti, aquele abraço, até o próximo vídeo e tchau!

Escritor, autor do livro Montando uma Carteira de Investimentos Inteligente. Paulo Boniatti é pós-graduado em Gestão em Mercado Financeiro pela FAE Business School. Especialista em investimentos e adepto da filosofia do antifrágil, tem como principal característica a maneira simples e descomplicada de explicar o mercado financeiro. Além de youtuber e criador do canal SaldoZero, é também gestor do Clube de Investimentos Opportuna CI.

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