Batalha de Empresas — Transmissoras de Energia: TRPL4, TAE11 e ALUP11

Empresas do setor de energia são muito procuradas por pagarem bons dividendos e possuírem uma certa previsibilidade de receita. O setor elétrico é divido em três segmentos: geração, transmissão e distribuição, e, falando em específico das transmissoras, esta previsibilidade de receita é ainda maior, uma vez que, as transmissoras não são remuneradas pela quantidade de Kwh que transitam por suas redes, mas sim por sua disponibilidade, o que é um ponto positivo.

Portanto, neste artigo, em parceria com a StatusInvest, eu estarei colocando, lado-a-lado 3 grandes transmissoras listadas em nossa bolsa de valores. Quem será que tem os melhores indicadores?

Mas antes de tudo, não poderia deixar de passar: Fala Investidores! Cada vez mais ricos? Se você não conhece o StatusInvest, não perca mais tempo. Considero o melhor site gratuito para análise de ações, fundos imobiliários, ETFs e agora BDRs também.

E, lembrando, esse artigo não se trata de recomendação de compra. É uma análise baseada somente em indicadores, ou seja, apenas medem a performance das empresas. O investimento deve ser feito depois de entendido muito bem o setor e o negócio da companhia.

Que comece a batalha

Já no site do StatusInvest, você pode fazer seu cadastro e acessar sua área do cliente.

Fonte: StatusInvest

Note que eu já deixei as 3 empresas cadastradas na minha área: ISA CTEEP — Transmissão Paulista (TRPL4) —, Taesa (TAEE11) e Alupar (ALUP11).

Fonte: StatusInvest

Pelo botão “compare ativos”, você pode escolher a opção “Compare Ações”:

Fonte: StatusInvest

Selecione as ações a comparar:

Fonte: StatusInvest

Se você é novo no StatusInvest, veja que o comparador já traz inclusive um ranking das melhores companhias baseado na soma das pontuações dadas aos inúmeros indicadores.

Fonte: StatusInvest

Dando uma olhada em alguns dos indicadores, vamos observar o ROE, a Margem Líquida, a Dívida Líquida/Patrimônio Líquido, a Liquidez Corrente, o Crescimento dos últimos 5 anos, o P/L e o P/VP. Os demais indicadores não são importantes? São também, mas de maneira mais objetiva vamos dar uma olhada nestes para termos uma pré ideia de cada empresa.

Se você não sabe o que são cada um destes indicadores, veja o artigo que eu já fiz falando sobre os 5 pilares para se analisar em uma ação.

ROE – Return of Equity (Retorno sobre Patrimônio Líquido)

Fonte: StatusInvest

É um dos indicadores que eu mais aprecio. Como base, eu busco por empresas com ROE acima dos 10%. Vejamos que ambas as empresas possuem bons ROE, medalha de Ouro para Taesa, seguida de Transmissão Paulista e Alupar na última posição.

Margem Líquida

Fonte: StatusInvest

Capacidade da empresa em transformar sua receita líquida em lucro líquido. Também tenho como base empresas com margens acima de 10%. Neste caso excelentes margens para Transmissão Paulista e Taesa (praticamente um empate técnico) e em última posição, Alupar.

Dívida Líquida / PL

Fonte: StatusInvest

Nível de endividamento da empresa, quanto maior, maior a dívida proporcionalmente a seu patrimônio líquido, ou seja, quanto menor este indicador, melhor. Tenho como base empresas com Dívida. Líquida/PL igual ou abaixo de 2. Neste caso, ambas as empresas com um bom controle de endividamento, primeira posição para Transmissão Paulista, seguida de Taesa e Alupar na última posição.

Liquidez Corrente

Fonte: StatusInvest

Capacidade da empresa honrar sua dívida de 12 meses. Quanto maior, melhor, e tenho como base um indicador igual ou acima de 1. As 3 empresas com um ótimo poder de pagamento de dívida de curto prazo. Medalha de Ouro para Taesa, seguida de Transmissão Paulista e Alupar em último lugar.

Crescimento

Fonte: StatusInvest

É o crescimento anual (composto) da companhia. Entenda como se fosse algo como um crescimento médio anual. Para quem acompanha o SaldoZero a mais tempo, sabe que gosto de analisar, também pelo StatusInvest, os gráficos de lucro e patrimônio líquidos de 10 anos. Mas estes dois indicadores nos fornecem também informações valiosas. Neste caso um Ouro e uma Prata para Transmissão Paulista e Taesa, e dois Bronzes para Alupar.

P/L – Relação Preço sobre Lucro

Fonte: StatusInvest

Relação do preço da ação pelo lucro que a empresa é capaz de gerar por ação (LPA). Quanto menor este indicador, pode indicar que mais “barata” está a ação. Cuidado para P/L negativo que indica que a empresa está tendo prejuízos. Medalha de Ouro para Transmissão Paulista, seguida de Taesa e Alupar em último lugar.

P/VP – Relação Preço sobre Valor Patrimonial

Fonte: StatusInvest

Semelhante ao P/L, todavia é qual a relação do preço da ação pelo patrimônio da empresa proporcional por ação (VPA). Quanto menor este indicador, pode também nos indicar que a empresa esteja mais “barata”. Medalha de ouro para Transmissão Paulista, seguida por Alupar e Taesa na última posição.

DY – Dividend Yield

Fonte: StatusInvest

Este é o indicador é a relação de quanto a empresa distribui de proventos anual a seus acionistas sobre o preço da ação. Ou seja, para quem busca por dividendos, quanto maior, melhor. Medalha de Ouro para Taesa, seguido por Transmissão Paulista e Alupar.

Rank Customizado

No início do artigo eu te mostrei que o StatusInvest já nos traz um rankeamento default das empresas comparadas. Contudo, você pode customizar este ranking, e assim eu farei, com somente os indicadores que citamos, vejamos se o ranking final é alterado.

Fonte: StatusInvest

Note, se antes tínhamos Alupar em segundo lugar, por apenas estes critérios ela passou para a terceira posição. De qualquer forma, Transmissão Paulista continuou na primeira posição, se tornando nossa grande campeã deste jogo de indicadores.

Fonte: StatusInvest

Conclusão

Só porque a TRPL4 ficou em primeira posição, quer dizer que você possa sair correndo comprando suas ações a todo custo? De maneira nenhuma! Este foi apenas um exercício para ajudá-lo em seus estudos.

Como comentei, este artigo em nada se trata de recomendação de compra e a decisão de seus investimentos deve ser feito por você após analisar com muito critério cada companhia a ser investida.

Lembre-se, indicadores só servem para medir a companhia, ou seja, apenas nos indicam o passado e o presente, e não garantem o futuro. Estude o setor, estude a empresa, baixe seus releases, suas apresentações, veja seus projetos futuros e aí tome sua decisão.

E por fim, sou Paulo Boniatti, aquele abraço, até o próximo artigo e tchau!

Escritor, autor do livro Montando uma Carteira de Investimentos Inteligente. Paulo Boniatti é pós-graduado em Gestão em Mercado Financeiro pela FAE Business School. Especialista em investimentos e adepto da filosofia do antifrágil, tem como principal característica a maneira simples e descomplicada de explicar o mercado financeiro. Além de youtuber e criador do canal SaldoZero, é também gestor do Clube de Investimentos Opportuna CI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *