Os donos estão comprando tudo o que podem em ações da própria empresa! A CVM 358 de um jeito que você nunca viu…

Você se lembra do artigo ao qual eu falava sobre a CVM 358, sua importância e como saber se os insiders da empresa estavam comprando ou vendendo suas próprias ações?

Pois bem, de 2020 para cá muita coisa mudou, algumas para pior, outras para muito melhor.

O que mudou para pior foi a maneira como esta informação é obtida dentro do site da B3. Particularmente falando, muitas vezes tenho a impressão que querem dificultar para o minoritário.

Mas, o que mudou para melhor — e vou te dizer: para muito melhor — é a maneira pela qual o Sabbius passou a coletar, organizar e disponibilizar esta informação.

Se você quer saber quais empresas estão aumentando ou diminuindo posição em suas próprias ações, e o melhor, de uma maneira extremamente facilitada, confia e vem comigo.

O que é a CVM 358 — uma breve revisão

Prometo não me alongar, uma vez que este tema já foi abordado no artigo Os “donos” das empresas possuem ações da própria companhia? Como saber, inclusive, se estão vendendo ou comprando ações da mesma?.

De todo modo, por respeito a quem não sabe do que se trata, façamos uma breve revisão.

A CVM 358 nada mais é que uma normativa da Comissão de Valores Mobiliários — órgão que regula o mercado de capitais —, ao qual exige que as empresas divulguem abertamente todas as operações que os insiders — controlador, conselho fiscal, conselho administrativo, diretoria e órgãos técnicos ou consultivos — tiverem sobre as ações das mesmas.

Desta forma, temos condições de saber se os donos e aqueles que comandam estas corporações estão comprando mais ações — por acreditarem no negócio —, ou se desfazendo delas.

Como você se sentiria ao comprar ações de uma empresa e descobrir que seus donos não estão sendo skin in the game¸ ou seja, não estão arriscando a própria pele?

É nisso que a CVM 358 pode nos ajudar.

O que Peter Lynch nos ensina

Peter Lynch, um dos maiores investidores de todos os tempos, nos ensina em seu livro O Jeito Peter Lynch de Investir que, um insider vender parte de suas ações nem sempre é um problema. Por vezes é por uma mera necessidade de capital para fins pessoais — apesar de, em certos casos, determinadas operações nos deixarem em alerta.

Mas, do outro lado, geralmente quando vemos estes insiders comprando e aumentando sua posição na empresa, pode ser sinal de um, talvez, bom sinal. Veremos um exemplo mais a frente.

Como conseguir a lista da CVM 358

Agora, a parte boa: como conseguir a listagem da CVM 358 de maneira extremamente fácil? O SaldoZero junto com o Sabbius diz para você:

No site do Sabbius, diretamente pelo menu CVM 358 você terá a lista completa de todas as operações de compra e venda à vista.

Importante citar que, outras operações não levamos em conta no Sabbius. Entendemos que, para o investidor comum, a lista do que envolve as operações de compra e venda são as que interessam.

Já no início da lista, são apresentadas as empresas aonde seus insiders mais compraram e venderam suas próprias ações:

CVM 358 – Sabbius.com.br

Além disso, temos duas listas, a básica e avançada, respectivamente:

CVM 358 – Sabbius.com.br
CVM 358 – Sabbius.com.br

O caso M.Dias Branco

Já tem algum tempo que, pela comunidade do Sabbius, nós estávamos monitorando as operações dos insiders da M.Dias. Pode-se notar que, recorrentemente seus insiders vinham ampliando posição:

CVM 358 – Sabbius.com.br

No intervalo de 12 meses, as movimentações líquidas — entre compra e venda — totalizaram R$308 milhões, o que equivale a expressivos 4,17% do Patrimônio Líquido da companhia.

CVM 358 – Sabbius.com.br

Esta compra massiva poderia ser um indicativo de que, seus controladores e executivos estavam diante de um bom cenário dentro da empresa.

Coincidência ou não, o segundo trimestre da empresa chegou com números extremamente expressivos. O resumo? Uma alta de mais de 35% no preço das ações da M.Dias, somente no último mês.

CVM 358 – Sabbius.com.br

O caso Petz

Na contramão da M.Dias, o que dizer da Petz?

Para quem não sabe a Petz teve IPO realizado há 2 anos atrás. Vejamos que, seus insiders estão recorrentemente vendendo parte da empresa.

CVM 358 – Sabbius.com.br

Nos 12 últimos meses, entre compras e vendas, o volume líquido é de -R$230milhões ou, -12% do Patrimônio Líquido da empresa. Não podemos afirmar que seja algo ruim, mas que chama atenção esta venda massiva, imagino que podemos convir.

CVM 358 – Sabbius.com.br

Como buscar de forma oficial

Até o momento lhe mostrei a maneira facilitada por meio do novo Sabbius, o site que está se dedicando a se tornar um dos melhores sites de análise fundamentalista.

Mas, por outro lado, talvez você queira saber como encontrar a informação de maneira oficial, ao qual pode ser obtida diretamente no Enet da CVM.

Basta preencher os valores em tela e selecionar a categoria de documento Valores Mobiliários Negociados e Detidos.

CVM 358 – Enet CVM

Será retornada uma lista. Bastará ao investidor entrar nos detalhes do documento e identificar as movimentações.

CVM 358 – Enet CVM

Sinceramente? Acho que o Sabbius facilitou um bocado hein.

Esperamos ter agregado, e facilitado, seu conhecimento.

Sucesso e prosperidade sempre,

Paulo Boniatti

Escritor, autor do livro Montando uma Carteira de Investimentos Inteligente. Paulo Boniatti é pós-graduado em Gestão em Mercado Financeiro pela FAE Business School. Especialista em investimentos e adepto da filosofia do antifrágil, tem como principal característica a maneira simples e descomplicada de explicar o mercado financeiro. Além de youtuber e criador do canal SaldoZero, é também gestor do Clube de Investimentos Opportuna CI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *